
As pessoas satisfazem a suas necessidades e desejos com produtos.Um produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo. Ocasionalmente, usaremos outros termos para produto, como oferta ou solução.
Um produto ou oferta pode consistir de nada mais do que três componentes: Bem(ns) fisico(s),servico(s), e idéias(s). Por exemplo, um restaurante fest-food está fornecendo bens (hambúrguer, batatas fitas e refrigerantes), serviços (compra, cozimento, assentos) e uma idéia( economia de tempo). Um fabricante de computador está fornecendo bens (computador, monitor de vídeo, impressora), serviços (entrega, manutenção, instalação, treinamento assistência técnica) e uma idéia ("poder de computação"). A importância dos produtos físicos não está muito em possuí-los, mas na obtenção dos serviços que proporcionam. Compramos um carro porque ele fornece serviço de transporte, um forno microondas porque fornece seviço de cozimento. Portanto, os produtos físicos são, realmente, veículos que nos prestam serviços.
Frequentemente, os fabricantes cometem o erro de prestar mais atenção a seus produtos físicos do que aos serviços produzidos pelos mesmos. Vêem-se vendendo um produto em vez de fornecendo uma solução ou atendendo a uma necessidade. Um carpinteiro não compra uma furadeira; compra um furo.Um objeto físico é uma meio de embalar um serviço. O trabalho da empresa é verder os benefísios ou serviços "embutidos" nos produtos físicos, em vez de apenas descrever suas características físicas. Diz-se que os vendedores que concentram seu pensamento no produto físico em vez de nas necessidades dos consumidores sofrem de miopia de marketing.
0 comentários:
Postar um comentário