quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Escambo.



Dentre várias definições de Marketing existente, a que melhor se identifica ao tema abordado é que; "Marqueting é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos ou serviços de valores com outros"(Philip Kotler).

Desde o princípio, o homem utiliza-se de quatro maneiras para obter tudo que necessita ou deseja, são elas, através da 01-Autoprodução: quando o homem busca atender suas necessidades com a exploração de recursos naturais, através da pesca, caça, plantio e etc; 02- Mendicância: quando o homem mendiga ou pedi as coisas, como ajuda, alimentos, dinheiro e etc; 03-Coerção: quando o homem obtêm as coisas através da violência ou força, como assaltar, roubar e etc; e por último, através da 04-troca ou escambo, que é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contraparda, O Marketing surge então quando as pessoas decidem satisfazer necessidades e desejos através da troca, porque para que haja trocas é preciso que haja interesses, e dentre as partes que fazem uma troca, uma delas busca a troca mais que a outra, essa parte é denominada "praticante de marketing", porque o mesmo busca alternativas para despertar o interesse da outra parte para que a troca seja realizada.


Marcos Pires


0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Marcos Pires | by TNB