
Marketing começa com necessidades e desejos humanos. As pessoas necessitam de alimentos, ar, água, vestuário e abrigo para sobreviver. Além disso, têm forte desejo por recreação, educação e outros serviços. Têm preferências marcantes por versões e marcas específicas de bens e serviços básicos.
As necessidades e desejos das pessoas de hoje estão confusos, é importante distinguir entre necessidades, desejos e demandas. Necessidade humana é um estado de privação de alguma satisfação básica. As pessoas exigem alimento, roupa, abrigo, segurança, sentimento de posse e auto-estima. Essas necessidades não são criadas pela sociedade ou empresas. Existem na textura biológica e são inerentes a condição humana.
Desejos são carências por satisfações específicas para atender as necessidades. Um brasileiro precisa de alimento e deseja um hambúrguer, batatas fritas e uma coca-cola. Em outra sociedade essas necessidades podem ser satisfeitas deferentimente. Uma pessoa famita nas ilhas Maurício pode desejar mangas, arroz, lentilha e feijão. Embora as necessidades das pessoas seja poucas, seus desejos são muitos. Os desejos humanos são continuamente moldados e remoldados por forças e intituições sociais, incluindo igrejas, escolas, famílias e empresas.
Demandas são desejos por produtos específicos, respaldados pela habilidade e disposição de comprá-los. Lembrando que os profissionais de marketing não criam necessidades, e sim despertam e influênciam os desejos.
0 comentários:
Postar um comentário